Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Olimpíadas


Tem um assunto que está me encomodando. Na verdade, nem costumo postar sobre assuntos dessa esfera, porém estou mesmo muito pensativa a respeito.
E lendo a Zero Hora (jornal aqui do Sul), na coluna de meu adorado jornalista Paulo Sant'ana, ele hoje, escreveu sobre as Olímpíadas no Rio de Janeiro em 2016 e traduziu na coluna dele exatamente o que eu penso. Também penso isso da Copa do Mundo. Vou tirar algumas frases que constam no texto.

"(...) Esta do presidente Lula declarar que confia que o povo brasileiro vai impedir que haja corrupção nas obras do Rio de Janeiro é de cabo da esquadra. Todos sabem que o povo não tem instrumentos para impedir a corrupção, como é então que Lula declara isso? (...) Isso soa como brincadeira ou como escárnio. Pelo menos Lula é a primeira voz governamental que admite que vai haver corrupção, (...) se o povo não fiscalizar (...). Não sabem que o Brasil, pode realizar mil olimpíadas mas só entrará no Primeiro Mundo quando tiver vagas nos hospitais para seus filhos idôneos e vagas nos presídios para os inidôneos (...). "

E no mesmo jornal, na parte de editoriais, o cirurgião dentista Erlon Beck escreve também sobre o assunto, algumas partes estão aqui:

"Foi emocionante ver a festa dos cariocas com a confirmação do Rio como sede da Olimpíada de 2016... Mas passada a euforia, (...) deparamos com a realidade verde-amarela, como total descaso com áreas prioritárias dentro do país, que vai desde educação, (...) , até o caos da saúde pública no país, (...), e segundo o ranking que mede a saúde pública no mundo, está em último lugar em acesso e eficiência e caminha para a falência total do sistema se não houver ações que possam corrigir este financiamento irrisório do serviço. (...) Pelas declarações que se ouve do ministro responsável pelo orçamento nacional, é muito mais fácil cortar recursos da saúde e educação do que do COB, do PAC, do chamado pré-sal , dos portos em Cuba, das estradas na Bolívia e da embaixada de Honduras. Temos um país olímpico, mas continuaremos com a mesma situação precária na área da saúde, com a falta de medicamentos, exames, consultas especializadas, e pessoas lotando corredores de hospitais, esperando anos por uma cirurgia pelo SUS, (...). "


Bom, esses dois textos, mesmo em partes, transcrevem o que eu realmente penso a respeito, tanto das Olimpíadas, quanto a Copa do Mundo em 2014. Já a Copa serão apenas 04 anos (na verdade 03, porque tem as eliminatórias em 2013), para preparar as várias cidades que também sediarão o mundial. Uma correria para deixar tudo pronto, facilitações que mais cedo ou mais tarde, ajudarão à corrupção. Espero eu que esteja totalmente errada. Espero que as coisas mudem. Depois de tudo que eu vejo de sujeira na política, de passarem a mão na cabeça de quem corrompe, fere a constituição, as leis, ... aff!!!

Tem o outro lado, para quem está com grandes expectativas, otimistas a respeito dos próximos eventos. E vou deixar um pouquinho desse lado aqui para que possam analisar os dois. O Sr. Frank Damasceno, diretor dos Gaúchos na Copa, também formado em Hotelaria e Turismo, escreveu, no mesmo local de editoriais hoje:

" (...)A chance está lançada, o Brasil definitivamente está na rota dos megaeventos e não podemos em hipótese alguma, desperdiçar as notáveis oportunidades que vamos ter com o fato lançado. (...) Cidades melhores são o desejo de todos e não podemos mensurar somente as novidades em aço, ferro e concreto que surgem para os jogos olímpicos. Os fatores intangíveis, como o sentimento cívico, a formação de novos atletas e melhores cidadãos, virão agregadas ao pacote. A pergunta que fica é: Como será o Brasil de 2017? Aguardemos. "

E vocês? O que acham disso tudo?
Estou sendo muito pessimista, hein??
Porque eu na verdade, sinto-me uma realista.

Para ler os textos completos podem acessar > http://www.zerohora.com.br/, páginas 17 e 55.

5 comentários:

  1. Queria MUUUUUUITO que desse certo, porque o Rio precisa, porque o Rio merece, mas não consigo acreditar. Joga no google blog Juca Kfouri e vÇe que coerencia e que lucidez sobre esse assunto.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Ai Beca!!
    Como eu queria ser otimista. E pensar que as olimpiadas e a copa irão trazer somente beneficios para o Brasil, mas é impossivel pensar assim, com o governo que temos.Espera pra ver daqui 10 anos a sujeira saindo toda debaixo do tapete. E como sempre as CPIs virando Pizza!!! Eita que esse é o Paìs que nós temos.
    Bjos no ♥

    ResponderExcluir
  3. Beca:
    A questão já não é mais ser otimista ou pessimista e, sim, realista!
    Pode-se esconder o fato de que os hospitais estão em péssimo estado? Que não há vagas suficientes nas escolas? Que as contas serão, como sempre superfaturadas? A corrupção vem desde os tempos da colonização, difícil mudar ainda mais com os políticos que temos.
    Infelizmente, nossas mudanças não são de 180° e sim de 360°!!! Vivemos num emaranhado de falcatruas e espertalhões, infelizmente...
    Sonhemos com um novo tempo!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Ei! Tem uma brincadeira pra vc lá em Marte.

    ResponderExcluir
  5. Beca, vc não está sendo pessimista, essa é a relidade pura. Nua e crua.
    Infelizmente a gente sabe que o povo não tem o poder de impedir a corrupção, Lula foi infeliz nessa colocação, mas foi realista em declarar que ele mesmo sabe que vai rolar muita treta.

    Como nada podemos fazer,só nos resta torcer pra que não manchem ainda mais a reputação do Rio e consequentemente do nosso país.

    Tenho procurado ser bem otimista, sabe? Isso é de mim, tento pensar sempre no melhor. No mais, vamos todos torcer pra que tudo dê certo e que nossos olhos não vejam amanhã, manchetes vergonhosas e mais escândalos, envolvendo autoridades que se aproveitam do povo que os elegeu.

    Ah... tem brincadeirinha pra ti lá no blog.
    beijos!

    ResponderExcluir