Pesquisar este blog

sábado, 7 de novembro de 2009

Filhos...

Ontem, conversando com algumas amigas sobre filhos, falávamos de prós e contras da maternidade. Lembrei do poema de Vinícius de Moraes. Citei uma parte e não lembrava o resto, mas uma querida amiga achou-o e me mandou por email hoje. Li e reli, chorei, tão lindo!
Recordei do tempo que não queria filhos. Nunca quis, simplesmente porque sabia que eu engordaria muito, vendo minhas primas e tias tendo os seus e engordando, sabia da genética da família.
De repente, namoraando há dois anos, tomando pílula há 09, acabei grávida. Foi difícil aceitar, pensei até em abortar. Uma amiga, minha cunhada (e amiga também, hehehe) e meu namorado não deixaram, conversaram muito comigo, me acalmaram e eu resolvi ter o Pedro.

Continuei me achando estranha durante toda a gestação. Não curti como deveria, comi muito, não enjoei, mas parecia que tinha um "alien" crescendo dentro de mim. Sim, eu falava isso. Bem louca.

Depois que nasceu, meio perdida ainda, fui me achando, me acostumando, amando aquele ser que dependia de mim, que mamava e dormia. Sorte eu tive, ele não teve cólicas. Acho que uma noite apenas. Foi crescendo, eu quis outro, hehehe. Adorei ser mãe, não era tão complicado e estranho como eu pensava.

Conversei com meu marido (sim, ele veio morar comigo) e resolvemos já encomendar outro. Em três meses tentando, engravidei da Luísa.

Muito complicado cuidar de dois, sim. Mas não deixa de ser prazeroso.

Hoje sou totalmente contra o aborto (mas sempre a favor da prevenção). Fico imaginando se tivesse abortado, não teria meu lindo Pedro comigo, vendo-o crescer e descobrir as coisas, encantando a nós. Provavelmente, não teria tido a Luísa. Agora crescendo e sendo mais traquinas que o irmão, me deixando de cabelos em pé, hehehe.

Então, senti vontade de compartilhar o poema com vocês. Mesmo os que ainda não tem filhos, espero que lembrem dele, quando tiverem porque traduz exatamente os amores e dissabores de ser pai ou mãe.




Poema Enjoadinho

Vinícius de Moraes


Filhos... Filhos?
Melhor não tê-los!
Mas se não os temos
Como sabê-lo?
Se não os temos
Que de consulta
Quanto silêncio
Como os queremos!
Banho de mar
Diz que é um porrete...
Cônjuge voa
Transpõe o espaço
Engole água
Fica salgada
Se iodifica
Depois, que boa
Que morenaço
Que a esposa fica!
Resultado: filho.
E então começa
A aporrinhação:
Cocô está branco
Cocô está preto
Bebe amoníaco
Comeu botão.
Filhos?
Filhos
Melhor não tê-los
Noites de insônia
Cãs prematuras
Prantos convulsos
Meu Deus, salvai-o!
Filhos são o demo
Melhor não tê-los...
Mas se não os temos
Como sabê-los?
Como saber
Que macieza
Nos seus cabelos
Que cheiro morno
Na sua carne
Que gosto doce
Na sua boca!
Chupam gilete
Bebem shampoo
Ateiam fogo
No quarteirão
Porém, que coisa
Que coisa louca
Que coisa linda
Que os filhos são!
Queria colocar a foto da Luísa aqui com a idade dela atual, 1 ano e meio, mas não consegui ainda descarregar minhas fotos do celular e nem as da câmera, tenho que baixar um programa, diz o meu computador, ... então peguei uma foto dela ainda bebêzinha.



Ah, o Pedro vcs já conhecem, ...


A Luísa é a mais carequinha, ao lado é a priminha dela.

Até mais!






6 comentários:

  1. Ai Beca, quem chorou agora fui eu! Muito emocionante sua história de vida; e, mais emocionante ainda, o desfecho das tuas aflições!
    E o poema é lindo né??? Só Vinícius mesmo prá nos compreender tão bem!
    Que mulher prá fazer filhos lindos !!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. linda a sua bonequinha, e lindo tbm o poema, só conhecia a primeira parte, que bom né querida que vc teve esses dois anjos pra completar sua vida, que eles sejam sempre mto felises, beijo

    ResponderExcluir
  3. Seus babys são lindinhos demais!

    Pois é, Vinicius também fez a Arca de Noé, com músicas maravilhosas para crianças.

    pensando no seu post, eu não tinha pensado em ter filhos até que minhas irmãs tiveram e eu ajudei a olhar e quis filhos para chamar de meus! Não sei o que seria da minha vida sem eles. beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei a história e o poema, que já tinha lido e já tinha amado. Eu tb tenho dois, Helena que vai fazer 7 e Guga que tem 5 e1/2. São

    Detestei a fase da gravidez, da amamentação, de bebezinhos, não curto, dão muito trabalho e preocupações. Prefiro agora que estão crescidos e interagem dialogando.

    Acho que tu vais amar quando Pedro e Luísa estiverem conversando e emitindo opiniões, vais ter cada surpresa... Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Te citei no meu post de hoje...

    ResponderExcluir
  6. Meninas, obrigado pelos comentários.
    Obrigada Luci pelo elogio, ...hehehe, mas meu marido doou tbem os genes para fazermos filhos lindos, hahaha;

    Obrigada Maite, tbém pelos elogios.

    Mamis, eu tive o disco arca de Noé quando eu era pequena, ... as vezes encontro no youtube as músicas para ouvi-las, tão lindas!

    Fernanda, obrigada pela citação no teu post. Olha, eu adorei todas as fases, mas a pior é engordar durante gestação e os primeiros meses, com o tempo, tudo fica muito melhor, ainda mais quando eles ficam mais independentes da gente, né??

    ResponderExcluir